As inovações tecnológicas estão chegando com tudo e as novidades nos sistemas financeiros não param. As finanças descentralizadas, ou DeFi para os íntimos, fazem parte desses novos termos.
As novas tecnologias estão transformando a forma como as pessoas veem e realizam transações bancárias. Essas mudanças estão impulsionando o mercado financeiro para outro patamar, exigindo adaptações dos players de mercado.
Tivemos o Pix, o Open Banking e agora temos as finanças descentralizadas. Elas chegam como um dos fatores transformadores, apontada por especialistas como uma grande promessa para o setor, e nós vamos te contar um pouco sobre ela agora.
Mas, afinal, o que são finanças descentralizadas?
Elas são conjuntos de códigos automáticos que funcionam por meio da tecnologia blockchain. Com elas, é possível desenvolver sistemas de pagamento, efetuar transações financeiras e até acordar empréstimos sem que intermediários sejam necessários.
A formação de um ecossistema livre, confiável, transparente e open-source é o principal diferencial dessa descentralização. Assim, as transações podem ser realizadas sem precisar de terceiros.
Com a DeFi, os contratos inteligentes chegam como substitutos para pontos tradicionais dos sistemas financeiros centralizados.
Nos contratos inteligentes é possível determinar todos os termos de um acordo, contudo a execução fica por conta de um código autoexecutável em uma blockchain.
Na atualidade, o ecossistema Ethereum é um dos principais e mais conhecidos meios para realizar transações dentro das finanças descentralizadas, e elas acontecem por meio dos contratos inteligentes.
O cenário das finanças descentralizadas
Analisando todos os pontos, especialistas afirmam que as finanças descentralizadas são promissoras, contudo é importante ter cautela.
Existem riscos, devido às especificidades técnicas e também ao fator novidade. É importante se informar antes de tomar decisões e, principalmente, antes de investir.
Assim como as fintechs sacudiram o setor bancário tradicional, as finanças descentralizadas “cutucam” as finanças tradicionais. Isso porque possibilitam o desenvolvimento de ferramentas inéditas.
O seu negócio está pronto para enfrentar as mudanças tecnológicas do mercado financeiro? Otimize processos com uma empresa de tecnologia pronta para desenvolver soluções personalizadas para seu negócio. Fale com nossos especialistas