O que são metodologias ágeis e por que têm tudo a ver com o setor de TI?

Com certeza você já deve ter aplicado algum dos tipos de metodologias ágeis sem mesmo saber de fato que faz parte desse grupo de processos. Já organizou suas tarefas em: a fazer, fazendo e feita? Essa é uma das metodologias ágeis, o Kanban.

O mais incrível é que as metodologias ágeis podem ser aplicadas em qualquer segmento, principalmente na tecnologia. Afinal, é fundamental que os processos de TI sejam organizados, feitos com perfeição e agilidade.

Outro ponto importante é a transformação digital mais acelerada, devido a pandemia do Covid-19. Então, mais do que nunca, profissionais de TI e empresas do setor são requisitados.

Neste artigo vamos apresentar a você o que são metodologias ágeis, por que tem tudo a ver com o setor de TI e como aplicá-las. Boa leitura!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis tem tudo a ver com a revolução industrial na qual estamos passando atualmente. O termo mais conhecido é indústria 4.0, e está ligado a processos tecnológicos, ou seja, pela automação de processos e o uso cada vez mais forte da tecnologia no dia a dia.

Com o aumento das demandas, as empresas precisaram se adaptar e, com isso, buscar processos eficientes que otimizem etapas e auxiliem tanto as tarefas internas quanto a relação com fornecedores e clientes. É neste ponto que profissionais de TI surgem, afinal, são eles que atuam na linha de frente dos softwares utilizados.

Por isso, métodos inteligentes são utilizados diariamente para otimizar esses processos e, por conseguinte, auxiliar todo o trabalho de quem atua na área de TI.

Também conhecido como métodos ágeis de software, as metodologias ágeis podem ser definidas como um conjunto de processos, práticas e ferramentas utilizados para a elaboração de produtos a serem disponibilizados para um cliente final.

As metodologias ágeis são definidas em 4 pilares: alinhamento de expectativas, adaptabilidade, comunicação e praticidade.

Quais são os tipos de métodos ágeis?

Ao todo, são 4 tipos de métodos ágeis. É interessante saber que você pode aplicar mais de um em sua empresa. Por isso, vamos explicar detalhadamente cada tipo, assim, você avaliará o que mais tem a ver com o que busca neste momento.

Kanban

O Kanban pode ser definido como um método que utiliza-se de checklists para facilitar a visão de todo o projeto. É considerado simples, porém bem efetivo, além de ser um dos mais utilizados atualmente.

Nesse sentido, vamos a um exemplo de divisão do projeto a partir dessa metodologia:

  • to do (a fazer)  — são etapas do projeto que ainda precisam ser feitas;
  • doing (fazendo) — são as etapas que estão em andamento;
  • done (feito) — são as etapas já concluídas.

Uma dica é organizar essa divisão de forma visual, para isso, existem ferramentas de gestão, como o Trello, um dos mais simples e conhecidos.

Lean

Já o método Lean consiste em identificar desperdícios e eliminá-los de forma eficiente, seja na empresa ou na realização de projetos mais específicos.

Com esta metodologia é possível reduzir custos e otimizar tarefas mais complexas. Uma empresa que utiliza este método só tem a ganhar: aumenta produtividade da equipe e melhora o compartilhamento de informações.

Você deve construir o método Lean em três etapas: construir, mensurar e aprender.

Scrum

Acredito que você já deve ter ouvido falar neste tipo de método ágil, mas talvez não com este nome, e sim conhece na prática. O scrum tem o objetivo de auxiliar, por meio da gestão, projetos que tenham um curto prazo de entrega.

Esse método auxilia as empresas a criarem soluções inovadoras para o mercado em que atua, a partir da agilidade em projetos complexos. O scrum consiste em ciclos conhecidos como sprint.

Smart

Por fim, a metodologia smart está ligada com a criação de metas em uma empresa, pois é considerada uma alternativa para a criação de projetos realistas, ou seja, possíveis de alcançar.

Cada sigla significa uma etapa do processo desse método, veja abaixo:

  • S (específico) — a meta deve ser específica;
  • M (mensurável) — deve ser mensurável para obter eficiência do processo;
  • A (atingível) — as metas devem ser alcançáveis e desafiar a sua equipe;
  • R (relevante) — as metas devem ser relevantes para conseguir o resultado final;
  • T (temporal) — está ligado ao prazo do projeto, ou seja, deve ter um limite para manter a efetividade.

Líder de inicialização desenhando fluxograma a bordo e discutindo o projeto Foto gratuita

O que a alocação de profissionais de TI tem a ver com metodologias ágeis?

A alocação de profissionais de TI auxilia as empresas a fecharem uma equipe eficiente, de forma terceirizada, sem ter a necessidade de contratar todos os profissionais que compõem o time.

Esta é uma forma de reunir bons profissionais e ainda ter eficiência nos projetos estabelecidos. Este processo pode estar ligado às metodologias ágeis, uma vez que esses métodos auxiliam processos de TI, pois o seu foco também é eficiência e qualidade do produto a ser entregue.

São diversas vantagens: entregas mais rápidas, comunicação eficiente, objetivos definidos, mais motivação entre a equipe e a satisfação do cliente.

Quer uma avaliação gratuita para saber se sua empresa necessita de alocação de profissionais? É só clicar aqui e nos mandar um email

Como as metodologias ágeis podem auxiliar o processo de transformação digital e o setor de TI?

O mundo está em constante evolução, e, como dissemos, a pandemia acelerou boa parte dos processos relacionados à tecnologia, pois a necessidade de distanciamento social nos obrigou a utilizar serviços de forma online.

De alguns anos para cá, o trabalho de um gestor da área de TI está relacionado à busca de inovação e novos recursos que contemplem a necessidade dos clientes. E, ao levarmos isso em consideração, também vemos a inserção de metodologias ágeis nesses processos.

Em suma, as metodologias já surgiram em um contexto voltado para o segmento de TI, foi a partir da necessidade de valorizar um processo de desenvolvimento eficiente, com objetivos rápidos que essas ferramentas surgiram.

Este assunto é bem interessante, não é mesmo? Se você tem alguma dúvida sobre o que são metodologias ágeis, ou alguma observação, deixe um comentário. Até a próxima!

Comentários

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter