Indústria 4.0: o que é e quais são os impactos para a área de TI

Com a transformação digital, os processos tecnológicos se tornaram mais avançados, bem como o uso de automação e outras novas tecnologias, atualmente conhecidas como indústria 4.0. Mas, qual os seus pilares? Como definir a Industria 4.0? 

Nesse sentido, no contexto organizacional, podemos dizer que a automação de processos é o que simboliza a união do universo físico com o meio digital. Mas, depois dessas explicações, você deve estar se perguntando o que a indústria 4.0 tem a ver com a área de TI.

Nós respondemos: tudo! A área de tecnologia da informação é o grande palco no qual essas novas tecnologias se apresentam. E o melhor, não somos apenas espectadores.

Por isso, leia este artigo até o final para saber o que é a indústria 4.0, sua importância, quais os seus pilares e os impactos no setor de TI. Confira!

O que é a Indústria 4.0?

A indústria 4.0 pode ser definida como um agrupamento de tecnologias mais recentes do mercado. Essas tecnologias têm o poder de unir todos os meios — biológico, digital e o físico.

Se você já ouviu falar por aí sobre a 4ª Revolução Industrial, saiba que este é o nome dado à indústria 4.0. Geralmente os dois termos referem-se a mesma coisa, entretanto, o primeiro é mais utilizado em ambientes corporativos.

Esse termo surgiu em 2011, na Alemanha, a partir de estudos relacionados a um modelo de fábrica inteligente, ou seja, ligados à manufatura. Por isso, o termo indústria.

Contudo, a nova era da indústria 4.0 é formada por novas tecnologias e ferramentas que facilitam toda a cadeia de valor de uma organização.

Industria 4.0
A industria 4.0 impactou a forma de negócios se comportarem

 

Quais são os pilares da indústria 4.0?

A indústria 4.0 tem 5 pilares que a sustentam. Abaixo explicamos brevemente cada uma delas.

  1. Análise de dados instantânea — os dados gerados podem ser analisados instantaneamente por meio de ferramentas de Big Data;
  2. Acesso a toda movimentação da empresa — tudo pode ser acompanhado a partir do armazenamento de dados na nuvem, assim, toda informação pode ser acessada em qualquer lugar;
  3. Descentralização do processo produtivo — apesar de soar algo negativo, não é bem assim. Isso quer dizer que a tecnologia auxilia todas as etapas de uma linha de produção, ou seja, não existe mais a necessidade de todos os processos acontecerem em um mesmo espaço;
  4. Orientação a serviços — o consumidor precisa ser o foco central de toda empresa, por isso todos os processos precisam ser transparentes, algo que os clientes gostam. Atualmente, as redes sociais e outros tipos de canais de comunicação ajudam nessa etapa;
  5. Atendimento de demandas específicas — com o uso de tecnologias é possível programar as máquinas de modo mais flexível, ou seja, você pode atender demandas específicas com design único para seus clientes.

Quais são as tecnologias que pertencem a indústria 4.0?

Como dissemos, as novas tecnologias compõem a indústria 4.0. Mas quais são essas tecnologias? E o que elas podem fazer de tão revolucionário para serem consideradas essenciais?

É exatamente isso que vamos explicar neste outro tópico. Confira abaixo quais são:

Análise de dados

Com a análise de dados as empresas conseguem entender o mercado e antecipar tendências. Isso garante um bom posicionamento diante de seus concorrentes, além de auxiliar nos processos internos e externos.

Blockchain

O Blockchain é um termo bem falado no meio de TI, essa tecnologia busca auxiliar profissionais em suas rotinas, com segurança. Geralmente é utilizada em transações de dados importantes, diminuindo a vulnerabilidade das empresas.

blockchain
blockchain geralmente é utilizada em transações de dados importantes

Inteligência artificial

Já a inteligência artificial vai muito além dos robôs que você deve estar imaginando ou tenha visto em algum canal ou reportagem.

Com a inteligência artificial é possível manter a alta performance de uma cadeia de produção por meio da correção automática de erros e definição de fluxos de trabalho mais eficazes. Esta é uma das principais tecnologias da indústria 4.0.

Internet das Coisas (IoT)

Esta é uma tecnologia que tem o poder de ampliar a quantidade de informações disponíveis para a gestão eficiente dos processos de uma empresa. A IoT automatiza processos de uma cadeia produtiva, a fim de auxiliar o gestor a identificar falhas, prevenir problemas e ter uma gestão mais precisa.

Quais são os impactos da indústria 4.0 para o setor de TI?

Depois de todas essas informações, talvez você esteja se perguntando qual a importância da indústria 4.0 para o setor de TI, e, principalmente, quais são seus impactos.

Como todos os recursos que constituem a indústria 4.0 estão relacionados aos meios tecnológicos, este termo está intimamente associado à área de tecnologia da informação.

Nesse sentido, com a 4ª Revolução Industrial, o setor de ti pode:

  • aumento de busca por profissionais especializados e salários mais competitivos;
  • desenvolvimento constante de novas tecnologias para suprir o mercado;
  • contribui para a redução de erros em todas as empresas que precisam da tecnologia diariamente;
  • aumenta a segurança dos sistemas utilizados nas empresas, garantindo melhor qualidade de serviço tanto para os consumidores quanto para os colaboradores.

Em suma, a indústria 4.0 surge como uma grande aliada do setor de TI, as novas tecnologias influenciam diretamente no desenvolvimento da área, além de trazer benefícios para sociedade como um todo.

Gostou de saber mais sobre a indústria 4.0? Então aproveite e veja acesse outros conteúdos do nosso blog!

Conheça mais sobre a EZ Soluções e entenda como podemos ajudar seu negócio e sua aárea de T.I crescer e entregar melhores resultados

Comentários

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter