O Brasil é o país que mais usa o cartão de crédito e, hoje em dia, é quase obrigatório aceitar cartão como meio de pagamento. Dificilmente vemos um estabelecimento que não possui maquininhas de cartões. Mas você sabia que os cartões de crédito e débito precisam de uma rede de infraestrutura para que funcionem corretamente?
Pois é, e entre as tecnologias de leitura e transmissão de dados financeiros das maquininhas de cartões, temos duas mais conhecidas: o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e o POS (Point of Sale ou ponto de venda).
Na hora de escolher os métodos de pagamento do seu negócio, o empreendedor deve olhar esses fatores nas maquininhas em questão. E nós vamos te contar o que é TEF e o que é POS.
Afinal, o que é o TEF e o qual o link com as maquininhas?
O TEF é um software que, usando internet ou links dedicados, coleta e transmite as transações para a rede adquirente.
Por se ter um controle mais fácil das vendas, ele é mais utilizado em locais que têm um volume alto de transações no cartão (mais de R$30 mil por mês), como farmácias, varejistas e supermercados.
Ele, muitas vezes, é identificado pelo pinpad, que é a maquininha de inserir o cartão e digitar a senha, que fica fixada no caixa.
Para usar essa tecnologia, é preciso ter um sistema de automação comercial e uma impressora fiscal.
Isso porque o software é instalado no computador e conectado ao pinpad, assim ele reconhece os dados do cartão assim que ele é inserido, após isso a impressora fiscal imprime o comprovante de cartão e o cupom fiscal.
E por trabalhar com diferentes bandeiras, modalidades e adquirentes, o TEF possibilita que o local aceite uma ampla variedade de cartões.
Tá bom, mas o que é POS?
O Point of Sale ou Ponto de Venda (POS) é uma tecnologia popularmente conhecida como maquininha portátil de cartões.
Para exemplificar, sabe quando você pede um delivery e o entregador está com uma maquininha de cartões na mão para receber seu pagamento? Então, significa que ela é POS, ou seja, portátil.
Mas é importante pontuar que maquininhas POS que não são portáteis ainda existem e são ativas no mercado.
A praticidade fez com que as maquininhas TEF se tornassem um sucesso. Além da mobilidade de poder levá-la para onde precisar, o processo de pagamento é mais simples. Colocou o cartão, digitou a senha e o valor já está pago.
Ela não exige um sistema conectado ao computador, para funcionar e comunicar os dados, ela precisa apenas de uma rede de celular ou linha discada. O recibo sai diretamente na maquininha, algumas permitem até o envio de notificação ou SMS para o comprador.
Uma diferença muito importante que devemos citar, é que as maquininhas POS funcionam com uma única rede de adquirência. Ou seja, existe uma restrição de cartões aceitos, podendo ser apenas os que são operados pela fornecedora.
Contudo, é sempre possível adquirir mais de uma maquininha para ampliar as bandeiras aceitas no estabelecimento.
Vale a atenção também para o controle de vendas, já que não existe um sistema de automação nesse caso, o gerenciamento deverá ser manual ou por um sistema de terceiros.
Conte com a expertise da EZ para desenvolver o POS das suas maquininhas de cartões
Está na hora de levar a sua instituição financeira ou banco para o próximo nível no mercado.
Conte com os serviços de uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções multiplataforma há mais de 5 anos. A nossa fábrica de software cuida do desenvolvimento para a sua empresa. Fale agora com nossos especialistas: https://www.ezsolucoes.com.br/contato/